Hum!! ... Como é que será que isto funciona ?

Hum!!... How the hell this thing works?

Merak e eu
Gregas & Merak 12" (30cm)

My Astro-CURRICULUM


Benvindos á minha página.
Welcome to my page.

Nela vou tentar mostar um pouco do que tenho feito em astronomia amadora.
O meu interesse por astronomia começou há muito, tal como a maioria dos amadores, ainda na juventude.
Esse interesse foi-se mantendo sempre sem nunca ser materializado. Tirando uma ou outra piscadela de olho a uma montra onde aparecia um telescopio, a coisa foi sempre muito platonica.
Até que chegou o momento... aproveitando o subito interesse por astronomia por parte do meu petiz, resolvi finalmente concretizar o eterno sonho recalcado de comprar um telescópio.
Assim que comprei o "brinquedo" foi um mundo que se abriu, foi um universo novo de descobertas e de pessoas.
A astronomia vale pelo prazer de descobrir e conhecer, mas também pelas amizades e pelo saudavel convivio de uma noite de inverno, em pé, com 2º ou 3º de temperatura do pôr até ao nascer do sol.

In it I intend to show what I've acomplished in amateur astronomy.
My interest in astronomy began log time ago, like most amateur astronomers, in my youth.
Along the years the interest was maintained but without being materialized.In spite the window shopping things were very platonic.
Finaly the moment came... taking advantage of a sudden interest on astronomy from my youngster, I decided to finaly make that eternal dream of owning a telescope come true.

Tal como disse foi ainda no tempo da escola secundária que me foi revelado o mundo das estrelas. Foi o meu colega Zina e a luneta do avô, um monoculo da marinha, tipo daqueles usados pelos "piratas" que encolhem e tudo, com uma baixa amplificação, que eu vi a Lua e as suas crateras pela primeira vez. Jupiter também foi o alvo revelando as suas alinhadas 4 luas Galileanas que mudavam de posição cada dia que as observava.
Um pouco mais tarde foi a vez de um outro colega o Fernando Pássaro e o seu primo, também Pássaro, a instruirem-me nas constelações, foram conhecimentos e amizades que marcaram e perduraram. Acabaram-se os estudos e a astronomia tomou outra forma, a lactente, ficando adormecida até finais de 2002. Nos entretantos relembro ainda a passagem do cometa Haley o qual tive oportunidade de ver na companhia dos Pássaros, creio que em 1986. Em 1995 há um outro cometa que lembro de ver a olho nu á porta de casa, o Hale-Bop.

Like I mentioned before it was during my high school days that the world of the stars was revealed to me. It was in the company of my school mate Zina and his grandfather's pirate telescope that I had my first glimps of the moon and its craters. Jupiter was also a target showing his Galilean moons lined up.

Com o Natal de 2002 vem então o tal telescópio que mudou a minha maneira de ocupar os tempos livres, o ETX 70, um pequeno telescópio que só teve um propósito, abrir o apetite para ir mais fundo.

Joao Gregorio
aka Gregas

p.s. Gregas, foi uma alcunha que o Carlos Bernardino (Bernas) me deu e que pegou, na verdade pronuncia-se Gr(é)gas e não tem a ver com a Grécia.
Apesar de um dos meus nomes - Crisóstomo - ter origem Grega, significando Crisós > Ouro e Tomo > Boca, tenho portanto uma boca de ouro...ou talvez não.


Se quiser comentar a página, use...
joao . gregorio {arroba} atalaia . org

Made with Bluefish HTML editor.