Página em construção

Aviso! os conteúdos podem ser utilizados após meu consentimento.

WASP-2_b

Back to Exoplanetas


Atalaia, 8 de Junho de 2007.

Relato do registo de transito completo do exoplaneta Wasp-2_b.

O equipamento usado nesta sessão foi o seguinte:

Dados recolhidos para a sessão:

As previsões meteorologicas davam o fim de semana como totalmente falhado para a astronomia, mas felizmente previsões são isso mesmo, previsões. O vislumbre de uma aberta de algumas horas foi o suficiente para tocar a reunir. Foram convocados á pressa alguns companheiros e responderam á chamada o, Filipe Alves, José Ribeiro e o Alberto Fernando com os quais me reuni na Atalaia .
A noite esteve muito estável. Foi um bom inicio de noite mas que terminou abruptammente ás 2h30UT com um nevoeiro cerrado. Para todos os efeitos a aberta cumpriu o que prometeu.

O objectivo inicial era fazer a astrometria de alguns cometas, mas, já estava a carregar o carro com o equipamento quando me apercebi que havia a possibilidade de registar um transito completo do Wasp-2_b, assim houvesse céu.

wasp2finder
Finder da estrela GSC 522:1199 em Delphinus, criado com o KStars.

wasp2wcs
Grelha WCS da estrela GSC 522:1199 (Wasp-2). Astrometria RA 20 30 54.07 - DEC +06 25 46.10

Colocada a "máquina" em andamento, a mesma foi instruida para fazer uma sequência de 200 imagens com exposições de 45s através de um filtro L. Até deu para andar a bisbilhotar o que os outros companheiros estavam a fazer, a minha atenção foi alertada para um som de disparo continuo de uma DSLR...era o Filipe a fazer imagem no obsession de 15" do Alberto. O resultado foi muito satisfatório pois conseguiu registar a companheira de Antares, indicio de que estava uma noite de excepção.
Efectivamente já nos tinhamos vindo a deliciar com a separação visual desta dupla dificil, mas agora havia uma imagens para comprovar, estavamos todos visivelmente satisfeitos.


xo1seeing
Estabilidade da noite durante a observação.

O horizonte estava denso, como o alvo estava baixo não chegando aos 25° é visivel o aumento do fluxo assim que subiu. Pode-se dizer que foi á tangente, tive que esperar que a estrela subisse para iniciar as capturas e o inicio do transito dava-se com a estrela ainda abaixo dos 30° .

xo1elev
Altura da estrela durante a observação.

xo1airmass
Massa de ar da estrela durante a observação.
plot
Gráfico dos dados extraidos da sequência de imagens. Ingresso visivel no terço final.

wasp2dualplot
Gráfico mostrando dois plot's, o Wasp-2 e uma estrela de referencia.


wasp2dualaverageplot
Gráfico mostrando os dois plot's e a média de 4 imagens inserido no plot do Wasp-2.

Passados poucos minutos após o final do transito eis que cai um nevoeiro, rapido e denso, fazendo terminar a sessão com 141 imagens das 200 previstas. No entanto foi á justa, depois de analisadas as imagens viu-se que o transito estava completo e com a tipica depressão bem assinalada.
Foi mais uma sessão conseguida, se tivesse ficado em casa com medo das nuvens era certo que não tinha conseguido mais este transito do WASP-2 para a minha lapela.
Havia mais uma surpresa, quando estava a desmontar o setup reparei numa teia que uma aranha habilmente tinha tecido numa curva de um cabo que liga a roda de filtros á SBIG. Incrivel o trabalho perfeito que ela executou nesta curta sessão de apenas duas horas e meia.

aranha1 aranha2
Como usei um newtoniano creio que esta era a aranha anti-difração.

Joao Gregorio


Se me quiser contactar, use...
joao . gregorio {arroba} atalaia . org