HAT-P-3b

Aviso! os conteúdos podem ser utilizados após meu consentimento.
Warning! contents can be used after my consent

Back to Exoplanetas

Atalaia, 1 de Agosto de 2007.

O equipamento utilizado para de capturar o transito do Hat-P-3_b foi o seguinte:
  • Montagem Losmandy G11 equipada com Gemini
  • Optica Orion Optics SPX250F4,8 do José Rola
  • Camera Sbig ST8XME
  • Filtro IR Block
  • Badder MPCC coma corrector

  • A noite apresentou-se com uma brisa menos ligeira que o habitual criando algumas dificuldades na guiagem do grande tubo do newtoniano.
    Após a rotina do costume que inclui aplicar repelente dos mosquitos, montagem do equipamento, calibração, alinhamento e focagem, enquadrei a estrela GSC 3466:0819 que se encontra na constelação da Ursa Maior.

    hatp3finder
    Finder criado com o KStars

    No inicio procedi a algumas capturas de teste para determinar o tempo de exposição a ser utilizado. Fiquei-me pelos 60 segundos de exposição e dei inicio á sequencia de captura.



    Como referencia recolhi do TransitSearch.org os segintes dados:
  • Inicio do transito : 21:38UT
  • Fim do transito :23:55UT

  • A captura foi iniciada ás 21:33UT terminando ás 00:58UT e foram capturadas 126 imagens de 60s.
    Foi a primeira sessão com este newtoniano que apresentava estrelas ovais, como não havia tempo de tentar corrigir esse defeito optico conclui a sessão assim mesmo.

    plot
    Qualidade do seeing durante a sessão, no final vemos o resultado da condensação no espelho secundário.


    Fazendo a analize global da variação ocorrida durante a sessão notamos claramente a influencia da grande massa de ar na fase final das capturas traduzida numa maior dispersão.

    plot line
    Linha orientadora.


    Podemos observar no plot abaixo a evoluão da massa de ar. No inicio da sessão o alvo já se encontrava bem abaixo terminando com uma massa de ar cerca de 3.5 o que é de todo a evitar. Neste caso foi uma ultima oportunidade de fazer este transito no final de época, senão só daqui a uns meses a estrela estará numa posição mais favoravel.


    airmass
    Variação da massa de ar da estrela durante a sessão.


    No grafico abaixo temos sobrepostos os dados de uma estrela de comparação e os dados da estrela HAT-P-3 que sofre a variação de intensidade de luz pelo facto do planeta que a orbita estar em transito.

    plot+var
    Plot do transito completo. É bem visivel o efeito de "depressão" suave caracteristica do transito de exoplaneta.

    Depois das capturas vem o tratamento das imagens, é necessário "reduzir", nesse processo são utilizados os Darks, Flats e Bias para a obtenção de imagens corrigidas e prontas a passarem ao processo seguinte: A Fotometria.

    Para a fotometria existem alguns programas para executar a tarefa, em ambiente Windows utilizo o Iris e o Audela. Em linux uso na mesma o Iris que corre perfeitamente com o WINE, o Audela versão linux, GCX, IRAF e o Gaia.
    O cuidado a ter com as imagens para a fotometria passa pela escolha individual de cada frame para detectar possiveis anomalias, tais como raios cósmicos ou decaímento radioactivo que estejam junto das estrelas escolhidas. A escolha das estrelas de comparação também é de estrema importancia, temos que ter atenção ás variáveis e também á cor da estrela que deve ser de preferencia da mesma classe espectral ou o mais próximo possivel.
    Feita a fotometria é altura de mostrar o resultado, a escolha vai para um programa que faça graficos tipo Excel ou o OpenOffice, mas para uma apresentação mais pro utilizo o Gnuplot que além de ser muito bom é de borla.

    TOP ^
    FIM
    Joao Gregorio
    ------------------------------------------------------------------------------------------




    Se quiser dizer mal da página está no seu direito, use...