News

» More Observations...

Contact

Moon Fase


SN 2007 bj e Lovejoy

Foi mais uma noite das longas, a maioria dos presentes aguentou até ao nascer do sol.
Os alvos foram o cometa Lovejoy e duas supernovas, a do costume (2007af) e a 2007bj.
A meteorologia esteve do nosso lado iniciando com uma noite agradável e seca que alterou para muito humida a meio da noite.


SN 2007bj

Captura da Supernova que está na galáxia NGC 6172 na constelação Serpens Caput. Foi descoberta a 18 de Abril por Jack Newton, R. Gorelli e Tim Puckett.

Da Supernova SN 2007af foram adquiridas nova sequência de imagens com os filtros fotométricos Schuler R e B para posterior criação de curva de luz. Esta é já a sexta sessão de trabalho para produzir essa curva. A magnitude da supernova continua a decrescer e tentarei acompanhar enquanto for possível esse declínio.

















C/2007 E2

Para o final da noite então foquei o meu interesse no cometa C/2007 E2 Lovejoy que recebeu o nome do seu descobridor Terry Lovejoy, um Australiano de Queensland que com uma camara DSLR Canon 350D (+ 200-mm f/2.8 lens) - sim uma daquelas igual á que tens em casa para fotografar o cão - cometeu a proeza de o detectar.

Fiz duas sequências de imagens, uma de 50 frames e outra de 22 frames. Com a ultima compus uma animação do cometa para mostrar o que ele percorreu no curto espaço de aproximadamente 70 minutos.

No local de observação também o apanhamos visualmente através dos binoculos do Luís Carreira e no Obsession de 15" do Alberto. Escusado será dizer que no Obsession o cometa estava perfeitamente visível enquato que nos Fujinox 16X70 era bastante tenue não mostrando o nucleo muito marcado.