News

» More Observations...

Contact

Moon Fase


HAT-P-12 Transit

Primeira observação amadora do exoplaneta HAT-P-12 na constelação do Canes Venaticis.
Por coincidencia na noite a seguir a ter sido divulgado ao publico, o planeta que orbita a estrela GSC 3033:0706, agora conhecida por HAT-P-12, estaria em transito, era uma oportunidade a agarrar, se conseguisse seria o primeiro astronomo amador a conseguir registar o transito.
O tempo esteve em estreita colaboração com o acontecimento, pois as nuvens que durante a tarde fizeram passagem sobre o território nacional foram progressivamente dissipando até ficar completamente limpo á medida que chegava a noite.
Dei inicio á observação desde o meu "posto de comando" em casa e instrui o meu telescópio remotamente, viva a tecnologia...e o José Canela mais o seu fantastico observatório CROW.
A observação estava a correr normalmente e o ceu ia se manter estavel durante toda a noite. Perto de atingir o zenite o telhado resolveu testar o meu sangue frio e correu, fechando o observatorio. Com a colaboração do Paulo Barros o tecto abriu novamente e conclui a sessão sem mais sobressaltos.

First amateur observation of exoplanet HAT-P-12 in Canes Venaticis







HAT-P-12 Field CGC catalog




Aqui está um feliz astronomo amador ao pé do seu equipamento.
O telescopio esta a 200km de distancia, em Portalegre e é operado remotamente, em casa, no café, no carro....onde haja acesso á internet....simplesmente fabuloso.
Tenho que agradecer ao Canela e ao Placido, eles sabem porquê!!!

Joao Gregorio