News

» More Observations...

Contact

Moon Fase


Comet C/2005L3

Mais uma noite de "trabalho", desta vez na companhia do "master" Ribeiro.
Devido ao tempo inseguro dos ultimos meses as nossas colaborações amadoras-profissionais têm sofrido com a nossa falta de produtividade, perante a possibilidade de uma aberta não hesitamos e fomos desafiar a meteorologia.

Como o sol só se deita depois das 20h30 e a noite só é noite depois das 22h dá-nos tempo para o nosso passatempo preferido... matar o bicho.
Chegamos cedo e vamos molhando as gargantas enquanto discutimos o estado actual da astronomia em Portugal. O petisco é sempre do melhor e não há nada como um estomago satisfeito para aguentar umas horas ao relento.

O meu trabalho era o do costume, a colaboração com o XO-Project na pesquisa fotometrica de exoplanetas. Infelizmente esses resultados eu não posso divulgar e essa é a principal razão do meu site e o da Atalaia não terem mais material das minhas sessões.
Como o alvo era para depois da meia noite ocupei o tempo á caça do cometa C/2005 L3 (McNaught). Este cometa já o tinha apanhado em 21 Julho de 2007 quando fez uma passagem muito proxima do cometa 189P AQUI



35 images 60s exp.

Animação de 16 imagens reflectindo uma duração total aproximada de 1h20.



16 frames

Joao Gregorio