News

» More Observations...

Contact

Moon Fase


TNO 2003 EL61 (136108)

Sabado que se previa curto dadas as condições atmosféricas.

Antes do inicio da noitada nada melhor que um bom repasto, o local foi o do costume, o Ninho, na Atalaia. Embora o "cabecilha" tenha mudado - foi promovido - as iguarias são de primeira e o bife do lombo não foi excepção.

A opinião dos meus camaradas Alberto, Filipe e Ribeiro foram consonantes em renovar as 3 estrelas do nosso guia (g)astronomico.

Barriguinha cheia lá fomos para a faina de montar, afinar, regular, calibrar, desatinar etc. Tudo a postos lá iniciei a sessão.

Tinha alguns alvos em mente mas devido ao tempo fiquei reduzido ao registo de um TNO- Objecto TransNeptuniano, quando dei por ela tinha o D.Sebastião a espreitar por cima do ombro e o cometa que tencionava captar a seguir ficou perdido no nevoeiro.

Os TNO são corpos que orbitam o Sol e por norma andam para além da orbita de Neptuno numa zona dividida em cintura de Kuiper e nuvem de Ort.

O 2003 EL61 é um desses objectos e acerca do qual se pensa ter um formato de bola de rugby. O seu diametro está estimado em 1500km.



Astrometric grid of TNO 2003EL61



Blink of two images showing the object displacement

Acima podemos ver uma animação de duas imagens onde se consegue ver o pequeno movimento do objecto.
As exposições foram de 5min, o intervalo entre a primeira e a ultima imagem é de 40min.O lixo que aparece numa imagem e desaparece na outra são raios cosmicos que aterraram no CCD.

A quantidade de corpos asteroidais que vagueiam pelo espaço é tão grande que numa imagem do tamanho da ST8XME (1530x1020) com a resolução de 1"/pixel é quase certo ter capturado algo além do nosso alvo.

Foi o caso, procurei e encontrei, num estremo da imagem lá estava um pequeno ponto de mag 20.2 conhecido pelo nome de 2004 JJ13. Podem vê-lo na imagem abaixo.



2 image stack 2x5min of asteroid 2004 JJ13